O Colégio Santa Maria sempre com a preocupação de manter seus professores atualizados e a fim de contribuir para a Educação de qualidade no nosso país fundou o Prisma Centro de Estudos.
Inaugurado em 1993 com intuito de ser um espaço para a capacitação pedagógica e para o aprofundamento dos estudos para os profissionais que se interessam pela Educação. O Prisma ampliou suas ações e trouxe para a escola tendências da educação moderna.
Aos poucos o Prisma começou a pensar na educação como um agente de transformação social e em 2000 lançou o projeto: “Sempre é tempo de aprender”, que são cursos livres oferecidos para adultos maiores de 50 anos, que continuam com o desejo de aprender. Atualmente o projeto é chamado +50.
Ano a ano, o Prisma foi atingindo os objetivos a que se propôs desde a sua inauguração promoveu durante todos esses anos cursos para educadores e para a sociedade, tornando do nosso espaço um lugar para troca de conhecimento, aprofundamento de estudos e acima de tudo um espaço onde a busca do conhecimento pode acontecer em qualquer idade.
Sobre o Prisma
O prisma é capaz de proporcionar a dispersão da luz branca que incide em uma de suas faces e reflete todas as cores que decompõe os menores átomos de luz que faz cintilar um raio de pensamento em cada uma de suas facetas.
Este é o propósito do Prisma – Centro de Estudos do Colégio Santa Maria – trazer cores e luzes iluminando questões e provocando diferentes perspectivas na maneira de olharmos a vida em suas múltiplas manifestações.
No Prisma pensamos isto no âmbito da formação de professores ou a partir de ações e cursos livres voltados ao +50 (ou menos).
Núcleo Cursos Livres
Voltado à toda comunidade escolar e seu entorno para o público adulto que entende que a formação se dá no decurso de toda a vida para que esta seja mais plena e intensa. Neste sentido, oferecemos diversas propostas de cursos, ações e vivências que desenvolvam o corpo, mente e espírito, como: centro de idiomas, literatura, filosofia, tai-chi-chuan, condicionamento físico, dentre outros.
Núcleo de Formação de Professores
O fazer do professor é sempre inédito. A cada encontro do educador e seus alunos e alunas o novo se coloca e com ele a necessidade de um constante processo de reflexão, partilha e formação com outros educadores, com pautas que se baseiam nas situações vividas em sala de aula e nos grandes debates de inovação na educação.