
Neurociência na Educação: uma equação necessária para a aprendizagem efetiva
Explorar a conexão entre neurociência e educação, fornecendo fundamentos científicos e estratégias práticas para o desenvolvimento de crianças com dificuldades de aprendizagem ou desenvolvimento atípico.
Objetivos Específicos
Diferenciar dificuldades de aprendizagem, problemas, transtornos e síndromes para um diagnóstico pedagógico mais preciso.
• Compreender o papel das funções executivas, atenção e memória no processo de aprendizagem, tanto em crianças neurotípicas quanto neuroatípicas.
• Reconhecer os principais fatores dificultadores da aprendizagem para aprimorar práticas educacionais.
• Analisar os aspectos centrais relacionados ao TDAH, TEA e transtornos de aprendizagem, como dislexia e discalculia.
• Capacitar para a elaboração de relatórios e respostas a questionários de outros profissionais que acompanham a criança.
Ementa
Este curso aborda de forma prática e teórica a interseção entre neurociência e educação, com ênfase em estratégias pedagógicas eficazes baseadas em evidências científicas. É direcionado a profissionais interessados em compreender os processos neurocognitivos que afetam a aprendizagem, especialmente em contextos de dificuldades, transtornos ou desenvolvimento atípico.
Conteúdo Programático
Encontro 1: Introdução e conceitos fundamentais
• O que são dificuldades, problemas, transtornos e síndromes?
• A importância da neurociência na educação moderna.
Encontro 2: Funções executivas, atenção e memória
• Como essas funções impactam a aprendizagem?
• Estratégias práticas para estimular o desenvolvimento cognitivo em sala de aula.
Encontro 3: Transtornos mais comuns no ambiente escolar
• TDAH: características, desafios e intervenções práticas.
• TEA: estratégias para inclusão e ensino diferenciado.
• Transtornos de aprendizagem: foco em dislexia e discalculia.
Encontro 4: Relatórios e comunicação interdisciplinar
• Como elaborar relatórios claros e objetivos?
• Princípios para preencher questionários enviados por outros profissionais.
Metodologia
• Exposição teórica baseada em evidências científicas atualizadas.
• Discussão de casos reais e análise colaborativa.
• Aplicação prática de estratégias e ferramentas neurocientíficas no contexto escolar.”
Carga Horária: 4 encontros
Data: 04, 11, 18, 25/03
Horário: das 19h às 21h
Investimento: 2 parcelas de R$ 130,00 ou R$ 260,00 à vista
Local: Prisma – Av. Sargento Geraldo Sant’Ana, 901 – Jardim Marajoara – SP
Telefone: (11) 95300-5878
Elaine Santos
Graduada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), pós graduada em Administração de Negócios pela UPM, pós graduada em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Inclusiva pela Faculdade Censupeg, pós graduada em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade Censupeg, Mestra pelo programa de Neurociência e Comportamento (NEC) do Instituto de Psicologia da USP, Doutoranda no programa de Neurociência e Comportamento (NEC) do Instituto de Psicologia da USP.
Professora nos cursos de pós graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem.