Neurociência na Educação Equação Necessária para Aprendizagem Efetiva: Transtornos, Dificuldades ou Problemas?
- Categorias Formação de Professores
Ementa
Este curso visa a aproximação de estudos das neurociências com evidências cientificas que comprovam eficácia de trabalhos a serem desenvolvidos na escola, com foco na aprendizagem de crianças que apresentam desenvolvimento atípico ou dificuldades pontuais de aprendizagem.
O que Pretendemos
• Diferenciar dificuldades de aprendizagem, problemas, transtornos e síndromes;
• Identificar a relevância das funções executivas, atenção e memória para a aprendizagem de crianças com desenvolvimento típico e atípico na sala de aula; • Conhecer e compreender os principais dificultadores da aprendizagem para reorganização de práticas;
• Compreender os principais aspectos que envolvem o desenvolvimento de criança com TDAH, TEA e Transtornos de Aprendizagem;
• Identificar os pontos principais e relevantes para elaboração de relatórios e preenchimento de questionários enviados por outros profissionais que acompanham a criança.
Proposta de Percuso
• Diferenças entre dificuldades, problemas, transtornos e síndromes;
• TDAH – Principais características;
• TEA – Principais Características;
• Transtornos de Aprendizagem (dislexia, discalculia);
• Relatórios e questionários o que relatar e responder?”
Público Alvo
Educadores em geral dos vários segmentos do ensino (infantil, fundamental, médio); educadores sociais; educadores do ensino não-formal; arte/educadores; e, interessados em geral.
Carga Horária: 4 encontros
Data: 5ª feiras dias 18/04, 25/04, 02/05 e 09/05
Horário: 19h às 21h
Investimento: 4 parcelas de R$ 70,00
Local: ONLINE
Telefone: (11) 95300-5878
Elaine Cristina Santos
Graduada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), pós graduada em Administração de Negócios pela UPM, pós graduada em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade Censupeg, Mestra pelo programa de Neurociência e Comportamento (NEC)do Instituto de Psicologia da USP, Doutoranda no programa de Neurociência e Comportamento(NEC) do Instituto de Psicologia da USP . Professora nos cursos de pós graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem como Neuropsicopedagoga Clínica. Representante discente do NEC, membro da comissão de acompanhamento da verba PROAP do NEC, Integrante do grupo de editores da primeira revista de pós-graduandos do NEC – Revista de Neurociência e Comportamento. Participante do grupo de pesquisa LIEENp – Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos da Faculdade CENSUPEG.
Graduada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), pós graduada em Administração de Negócios pela UPM, pós graduada em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade Censupeg, Mestra pelo programa de Neurociência e Comportamento (NEC)do Instituto de Psicologia da USP, Doutoranda no programa de Neurociência e Comportamento(NEC) do Instituto de Psicologia da USP . Professora nos cursos de pós graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem como Neuropsicopedagoga Clínica. Representante discente do NEC, membro da comissão de acompanhamento da verba PROAP do NEC, Integrante do grupo de editores da primeira revista de pós-graduandos do NEC – Revista de Neurociência e Comportamento. Participante do grupo de pesquisa LIEENp – Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos da Faculdade CENSUPEG.