Neurociência na Educação – Equação Necessária para Aprendizagem Efetiva Transtornos, Dificuldades ou Problemas?
- Categorias Formação de Professores
Este curso visa a aproximação de estudos das neurociências com evidências cientificas que comprovam eficácia de trabalhos a serem desenvolvidos na escola, com foco na aprendizagem de crianças que apresentam desenvolvimento atípico ou dificuldades pontuais de aprendizagem.
Objetivos
Diferenciar dificuldades de aprendizagem, problemas, transtornos e síndromes.
Identificar a relevância das funções executivas, atenção e memória para a aprendizagem de crianças com desenvolvimento típico e atípico na sala de aula.
Conhecer e compreender os principais dificultadores da aprendizagem para reorganização de práticas.
Compreender os principais aspectos que envolvem o desenvolvimento de criança com TDAH, TEA e Transtornos de Aprendizagem.
Identificar os pontos principais e relevantes para elaboração de relatórios e preenchimento de questionários enviados por outros profissionais que acompanham a criança.
Conteúdo
Diferenças entre dificuldades, problemas, transtornos e síndromes
TDAH – Principais características
TEA – Principais Características
Transtornos de Aprendizagem (dislexia, discalculia)
Relatórios e questionários o que relatar e responder?
Data: 5ª feiras – 03, 10, 17 e 24 e 31 de Outubro
Horário: 19h às 21h
Investimento: 3 parcelas de R$ 108,00
Local: On-line
Telefone: (11) 95300-5878
PROFESSORA Dra. Elaine Cristina Gonçalves Santos
Graduada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), pós graduada em Administração de Negócios pela UPM, pós graduada em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade Censupeg, Mestra pelo programa de Neurociência e Comportamento (NEC)do Instituto de Psicologia da USP, Doutoranda no programa de Neurociência e Comportamento(NEC) do Instituto de Psicologia da USP . Professora nos cursos de pós graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem como Neuropsicopedagoga Clínica. Representante discente do NEC, membro da comissão de acompanhamento da verba PROAP do NEC, Integrante do grupo de editores da primeira revista de pós-graduandos do NEC – Revista de Neurociência e Comportamento. Participante do grupo de pesquisa LIEENp – Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos da Faculdade CENSUPEG.