Neurociência e marcos de desenvolvimento – O que isso interfere na Aprendizagem de crianças e adolescentes?
- Categorias Formação de Professores
Este curso visa traçar uma linha de desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial da primeira, segunda, terceira infância e adolescência, com o objetivo de possibilitar a observação e compreensão de pontos relevantes para a aprendizagem como:
1. O funcionamento básico do cérebro para a aprendizagem em alinhamento com os marcos de desenvolvimento (cognitivo, psicossocial físico) com evidência cientifica.
2. A relevância da observação do desenvolvimento em cada etapa da vida escolar da criança.
3. A relevância da intervenção pedagógica precoce/preventiva para controlar danos no desenvolvimento da criança e adolescente.
4. Os aspectos relacionados ao desenvolvimento atípico, ou seja, fora dos marcos de desenvolvimento esperados.
5. Como e porque atuar baseado nos marcos de desenvolvimento.
6. O olhar Pedagógico e Neuropsicopedagógico – instrumentos e estratégias de intervenção para uso em sala de aula.
Conteúdo programático
Será detalhado os pontos relevantes para o desenvolvimento da criança de 0 a 15 anos, pensando no desenvolvimento típico e atípico, seguindo as seguintes etapas:
1. Primeira Infância – Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
2. Segunda Infância – Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
3. Terceira Infância – Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
4. Adolescência – Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
5. De olho nos marcos de desenvolvimento – Práticas na sala de aula.
Data: 4ª feiras – 02, 09, 16, 23, e 30 de Outubro
Horário: 19h às 21h
Investimento: 3 parcelas de R$ 108,00
Local: On-line
Telefone: (11) 95300-5878
PROFESSORA Dra. Elaine Cristina Gonçalves Santos
Graduada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), pós graduada em Administração de Negócios pela UPM, pós graduada em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade Censupeg, Mestra pelo programa de Neurociência e Comportamento (NEC)do Instituto de Psicologia da USP, Doutoranda no programa de Neurociência e Comportamento(NEC) do Instituto de Psicologia da USP . Professora nos cursos de pós graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem como Neuropsicopedagoga Clínica. Representante discente do NEC, membro da comissão de acompanhamento da verba PROAP do NEC, Integrante do grupo de editores da primeira revista de pós-graduandos do NEC – Revista de Neurociência e Comportamento. Participante do grupo de pesquisa LIEENp – Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos da Faculdade CENSUPEG.