
Grupo de Estudos: Análise de casos de dificuldades de aprendizagem
Objetivo
Analisar casos de crianças que apresentam dificuldades no processo de aprendizagem, identificando dificuldades e potencialidades e organizando estratégias de intervenção que promovam o desenvolvimento com base nas possibilidades individuais de cada criança.
Procedimentos
Os participantes deverão encaminhar casos que considerem pertinentes para discussão no grupo. A análise será conduzida seguindo critérios organizados em quatro etapas:
1. Documentação disponível: Verificar a existência de laudos, relatórios ou pareceres que possam orientar a compreensão do caso.
2. Mapeamento de dificuldades e potencialidades: Identificar as limitações e as capacidades que a criança apresenta no contexto escolar e no processo de aprendizagem.
3. Identificação das necessidades do professor: Considerar as demandas dos educadores para lidar com as dificuldades da criança em sala de aula.
4. Planejamento de estratégias de intervenção: Desenvolver ações práticas e adaptadas, visando minimizar as lacunas no processo de ensino-aprendizagem.
Temas para o Grupo de Estudos
1. Fundamentação Teórica
• Aspectos teóricos sobre o desenvolvimento humano e suas implicações no processo de aprendizagem.
• Funções executivas: memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva no contexto escolar.
• Dificuldades de aprendizagem: fatores biológicos, cognitivos, sociais e emocionais.
2. Identificação de Dificuldades e Potencialidades
• Observação e registro de comportamentos no ambiente escolar.
• Interpretação de laudos e relatórios pedagógicos.
• Identificação de habilidades, competências e talentos individuais que podem ser ampliados e integrados de forma estratégica ao processo de ensino-aprendizagem.
3. Necessidades do Professor e Contexto Escolar
• Identificação e acolhimento das demandas docentes.
• Construção de parcerias entre professores, família e equipe pedagógica.
• Estratégias de formação continuada para o professor no manejo de situações desafiadoras.
4. Estratégias de Intervenção
• Planejamento de intervenções baseadas em dados e evidências.
• Adaptação curricular e práticas pedagógicas inclusivas.
• Uso de jogos e recursos lúdicos no desenvolvimento das funções cognitivas.
5. Estudos de Caso
• Apresentação e análise de casos encaminhados pelos participantes.
• Discussão sobre estratégias utilizadas, dificuldades encontradas e resultados observados.
• Registro e sistematização das soluções propostas para compor um repositório de práticas pedagógicas.
6. Avaliação e Monitoramento
• Critérios para avaliar a eficácia das intervenções planejadas.
• Monitoramento contínuo do desenvolvimento da criança.
• Reflexão sobre os resultados e ajustes necessários nas estratégias.
Essa estruturação busca promover a troca de experiências entre os participantes e proporcionar subsídios para lidar com casos reais de dificuldades de aprendizagem de maneira prática e fundamentada.
Carga Horária: 7 encontros
Data: 20/03; 03/04, 17/04; 01/05, 15/05, 29/05; 05/06
Horário: das 19h às 21h
Investimento: 5 parcelas de R$ 91,00 ou R$ 455,00 à vista
Local: Prisma – Av. Sargento Geraldo Sant’Ana, 901 – Jardim Marajoara – SP
Telefone: (11) 95300-5878
Elaine Santos
Graduada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), pós graduada em Administração de Negócios pela UPM, pós graduada em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Inclusiva pela Faculdade Censupeg, pós graduada em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade Censupeg, Mestra pelo programa de Neurociência e Comportamento (NEC) do Instituto de Psicologia da USP, Doutoranda no programa de Neurociência e Comportamento (NEC) do Instituto de Psicologia da USP.
Professora nos cursos de pós graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem.
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