Formar leitores na escola: a potência da conversa literária
- Categorias Formação de Professores
Voltado para professores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
O que se deseja
Refletir sobre a importância do intercâmbio entre leitores por meio da conversa em torno da leitura, com vistas a destacar as condições para a mediação literária e reconhecer quais são as aprendizagens em jogo nesta ação.
Caminhos do fazer acontecer
Encontro 1 – A leitura como construção (e negociação) de sentidos e o leitor diante do livro: o que faz parte da operação que cada um empreende ao ler? E como esta concepção de leitura influencia a formação de leitores na escola? A escola como uma comunidade de leitores.
Encontro 2 – O que fazer depois de ler? A importância da conversa literária para a formação dos leitores. O papel do mediador: a escolha do que vai ler, a importância do planejamento, e o lugar da escuta e das perguntas.
Encontro 3 – O que é uma boa conversa literária? Quais são os títulos que possibilitam boas conversas, as chaves de leitura e os modos próprios de adentrar os livros. As contribuições de Cecilia Bajour e Aidam Chambers para a mediação.
Encontro 4 – Análise de boas situações de conversa sobre o lido: ao tematizar bons registros de rodas de leitura literária, vamos refletir sobre as condições didáticas para que a conversa propicie avanços nas aprendizagens leitoras das crianças. Sistematização das aprendizagens.
Data: 3ª feiras – 24 de setembro, 01, 22 e 29 de outubro
Horário: 19h às 21h
Investimento: 3 parcelas de R$ 87,00
Local: On-line
Telefone: (11) 95300-5878
PROFESSORA MA. Ana Carolina Carvalho
Ana Carolina Carvalho é mestre em Educação, com pesquisa na área da formação de leitores (Unicamp) e psicóloga (USP). É formadora de educadores no Instituto Avisa Lá desde 2006, tendo atuado em inúmeros projetos na área de leitura e escrita, membro da equipe de coordenação do Instituto Emília, colaboradora e editora assistente na editora Peirópolis e assessora na área de leitura para escolas particulares e redes públicas. É coautora do livro Ler antes de saber ler, oito mitos escolares sobre a leitura literária (Editora Pandabooks) e de materiais didáticos e artigos na área de leitura, formação de leitores e crítica literária. Como autora de literatura infantil e juvenil, escreveu a novela A conta-gotas (prêmio Barco a Vapor 2014 e selo altamente recomendável pela FNLIJ), Histórias do tempo em que os animais falavam (Pandabooks) e Dez contos do além-mar (Peirópolis), ambos laureados com o selo altamente recomendável FNLIJ.