
Formação em Grafomotricidade
A formação em grafomotricidade oferece conteúdo exclusivo para membros do Colégio Santa Maria, com foco no aprimoramento de práticas psicomotoras que auxiliam o desenvolvimento grafomotor.
Ao participar, cada membro da equipe escolar terá acesso a uma abordagem prática e especializada que o ajudará a identificar e desenvolver as habilidades essenciais para a grafomotricidade e aplicar atividades eficazes para crianças com fragilidades nas habilidades grafomotoras.
Programação do 1° encontro com membros da equipe escolar
Habilidades desenvolvidas na infância importantes para o processo de alfabetização:
• Tonicidade: envolve a atenção para as atividades que o corpo realiza e a persistência tônico-motora em atividades globais e refinadas, como escrever e ler.
• Equilibração: é a habilidade de manter a estabilidade corporal e a postura adequada durante atividades como escrever, evitando o cansaço físico.
• Lateralização: abrange a dominância lateral e o conhecimento de direita e esquerda, essenciais para a organização sensório-motora e espacial.
• Estruturação Espacial: é a capacidade de compreender a posição de objetos e letras no espaço, diferenciando formas, tamanhos e direções. É fundamental para organizar a leitura, escrita e cálculos, e envolve o reconhecimento preciso de letras e números, além da distinção entre símbolos semelhantes.
• Estruturação Temporal: é a habilidade de organizar eventos ou ações em sequência, essencial para a leitura, escrita e cálculos. Envolve seguir uma ordem lógica na formação de palavras e frases, garantindo coerência.
• Esquema Corporal e Imagem Corporal: referem-se ao conhecimento das partes do corpo e à percepção de suas atividades, permitindo ajustar a posição corporal e associá-la à praxia, para escrever de forma eficaz.
• Praxia Global: é a capacidade de planejar, organizar e executar movimentos motores, envolvendo a coordenação entre tronco e membros. Inclui a dissociação dos movimentos corporais e o controle de força e velocidade.
• Praxia Fina: é a capacidade de controlar os pequenos músculos, incluindo os das mãos e dedos, permitindo precisão nos movimentos e controle da força aplicada. Envolve a preensão correta do lápis e o planejamento dos traços ao escrever, manipulando instrumentos com precisão para formar letras e palavras.
• Coordenação Viso-Motora: é a integração entre visão e movimentos das mãos, envolvendo memória visual, auditiva e cinestésica para automatizar ações. Permite seguir e desenvolver linhas e formas ao desenhar e escrever.
• Ritmo e Fluidez: referem-se à capacidade de realizar movimentos contínuos e coordenados, associando o processamento da informação à execução motora. Permitem escrever de forma suave e constante, sem interrupções ou variações bruscas de velocidade e pressão.
Programação do 2° encontro com membros da equipe escolar Mensurações Grafomotoras para o ambiente escolar:
(Os testes não serão compartilhados, apenas apresentados e podem ser adquiridos)
• POP-T DTVP CITAP
• TDE II Leitura TDE II Escrita
• TDE II Matemática
Programação do 3° encontro com membros da equipe escolar
• Dificuldades x Transtornos:
• Dificuldades de Aprendizagem
• Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) Dislexia
• Disgrafia Disortografia Discalculia
Programação do 4° encontro com membros da equipe escolar Propostas de atividades para crianças com dificuldades na alfabetização
• Materiais que favorecem a preensão;
• Estratégias para a construção do engrama mental (traçado) das letras; Recursos para trabalhar a dosagem de força.
Programação do 5° encontro com membros da equipe escolar Propostas de atividades para crianças com dificuldades na alfabetização
• Instrumentos psicomotores que favorecem a grafomotricidade;
• Discussão de casos.
Carga Horária: 5 encontros
Data: 07, 14, 21, 28/05 e 04/06
Horário: das 19h às 21h
Investimento: 3 parcelas de R$ 135,00 ou R$ 405,00 à vista
Local: Prisma – Av. Sargento Geraldo Sant’Ana, 901 – Jardim Marajoara – SP
Telefone: (11) 95300-5878
Silvia Baltieri
Professora formada pelo Magistério Pedagoga / graduanda em Psicologia Psicomotricista Mestre em Ciências da Saúde Professora de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental I por 15 anos Membro da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Psicomotricidade Coordenadora da Pós-Graduação em Psicomotricidade Diretora Clínica do Instituto Grupo Eficiente Supervisora, consultora e mentora em Psicomotricidade.