
Desenvolvimento de competências a habilidades: Planejando as aulas sob a ótica da BNCC
Informações
Ementa:
O objetivo do curso é auxiliar docentes e equipes de coordenação há desenvolverem um trabalho eficaz em sala para desenvolver em seus alunos as competências e habilidades propostas pela BNCC. Para isso trabalharemos a compreensão do conceito de competência e habilidade na educação. BNCC e o desenvolvimento das competências e habilidades na formação integral do sujeito. O papel do professor como mediador em sala. A estrutura de um planejamento de aula eficaz para o desenvolvimento de competências e habilidades. Análise e elaboração de planos de aula voltados para o trabalho com habilidades em sala. A organização do tempo e do espaço em função das competências e habilidades.
Tópicos de estudo:
1. O conceito de competência e habilidades e a proposta de BNCC para um novo olhar para o processo de ensinar e aprender.
2. Compreendendo a organização da BNCC e a apresentação das competências e habilidades
3. Competências e habilidades no currículo da escola
4. Como relacionar competências e habilidades ao pensar nossa aula
5. Planejando nossas aulas: conceito, modelos e estruturas que favorecem o desenvolvimento das competências e habilidades. Análise e organização de sequências didáticas eficazes
6. Elaboração de um olhar avaliativo e instrumentos eficazes ao trabalhar competências e habilidades
Referencial:
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base)
BACICH, Lilian. MORAN, José (orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso, Porto Alegre, 2018.
MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento: Planejando a educação para o desenvolvimento de competências . 10.ed. Vozes, São Paulo.
ZABALLA, Antoni. ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Artmed, Porto Alegre.
Quintas-feiras
Dias: 04, 11, 18, 25/09 e 02, 09/10
Horário: das 19h30 às 21h30
Investimento: 3x R$ 165,00
Local: On-line
Telefone: (11) 95300-5878
Veja outros Cursos de Formação de Professores
Professora Me. Tatiana Pita
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Vasta experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Estruturação de projetos de assessoria pedagógica e formação continuada para docentes da rede pública e privada. Palestras para famílias e estudantes. Escritora de materiais didáticos. Autora dos livros: Planejar para o outro aprender e Caminhos para aprender. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.
