
Currículo: Lugar de decisões éticas, estéticas, políticas, étnicas e pedagógicas
Informações
Diferentes teorias do currículo organizam nossa forma de pensar/sentir/ver/fazer/dizer a realidade. O currículo como um lugar habitado por decisões coletivas e pessoais conscientes e não como um espaço impessoal enunciado por sujeitos indeterminados ou ocultos. Decisões adjetivadas: como podemos pensar/sentir/ver/fazer/dizer as dimensões ética, estética, política, étnica, pedagógica engendradas pelo currículo, esse território de ideologias e poder? Como as categorias ensino, aprendizagem e avaliação se imbricam na formulação dos currículos escolares?
Tópicos de estudo
Encontro 1 – Cartografias das experiências dos currículos escolares: suas dimensões tácitas e explícitas;
Encontro 2 – Teorias do currículos: divergências e convergências nas práticas cotidiárias da escola e sua interface com as categorias público e comum.
Encontro 3 – Vamos falar de como a ética, a estética, a política, as relações étnico-raciais e os processos pedagógicos tecem o currículo?
Encontro 4 – As imbricações entre ensino, aprendizagem e avaliação na formulação dos currículos escolares.
Procedimentos metodológicos
• Encontros dialógicos;
• Leituras e partilhas de compreensões sobre textos dos tópicos estudados;
• Rodas de discussão;
• Seminários expositivos;
• Produção textual;
• Exposições orais.
Carga Horária: 4 encontros
Data: 02, 09, 16 e 23/4
Horário: das 19h às 21h
Investimento: 3 parcelas de R$ 130,00 ou R$ 390,00 à vista
Local: Prisma – Av. Sargento Geraldo Sant’Ana, 901 – Jardim Marajoara – SP
Telefone: (11) 95300-5878
Prof. Dr. Giuliano Tierno
Doutor e Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unesp. Licenciatura plena em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Pós-doutorando em Arte, Mídia e Sociedade pela Escola de Artes e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP/Leste). Sócio-fundador d´A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura, Educação] na cidade de São Paulo. Coordenador Geral dos cursos de pós-graduação d’A Casa Tombada.
Idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano, pel’A Casa Tombada. Assessor do currículo do componente Arte do Novo Ensino Médio da Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo. Assessor do currículo do Ensino Fundamental e Médio, do componente Arte, da Secretaria Estadual do Rio Grande do Norte.