
Currículo: Lugar de decisões éticas, estéticas, políticas, étnicas e pedagógicas
Informações
Ementa:
Diferentes teorias do currículo organizam nossa forma de pensar/sentir/ver/fazer/dizer a realidade. O currículo como um lugar habitado por decisões coletivas e pessoais conscientes e não como um espaço impessoal enunciado por sujeitos indeterminados ou ocultos. Decisões adjetivadas: como podemos pensar/sentir/ver/fazer/dizer as dimensões ética, estética, política, étnica, pedagógica engendradas pelo currículo, esse território de ideologias e poder? Como as categorias ensino, aprendizagem e avaliação se imbricam na formulação dos currículos escolares?
Tópicos de estudo:
• Cartografias das experiências dos currículos escolares: suas dimensões tácitas e explícitas;
• Teorias do currículo: divergências e convergências nas práticas cotidiárias da escola e sua interface com as categorias público e comum;
• Vamos falar de como a ética, a estética, a política, as relações étnico-raciais e os processos pedagógicos tecem o currículo?
• As imbricações entre ensino, aprendizagem e avaliação na formulação dos currículos escolares.
Procedimentos metodológicos
• Encontros dialógicos;
• Leituras e partilhas de compreensões sobre textos dos tópicos estudados;
• Rodas de discussão;
• Seminários expositivos;
• Produção textual;
• Exposições orais.
Referencial:
Silva, Tomas Tadeu. Documentos de Identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 1999.
Hooks, Bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática para a liberdade. Coleção Folha os Pensadores 3, 2021.
Larrosa, Jorge. Elogio à Escola. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2018.
Esperando não se sabe o quê. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2020.
Quartas-feiras
Dias: 03 e 10/09
Horário: das 19h30 às 21h30
Investimento: 2x R$ 122,00
Local: On-line
Telefone: (11) 95300-5878
Veja outros Cursos de Formação de Professores
Professor Dr. Giuliano Tierno
Pós-doutorando nas relações entre Arte e Sociedade pela Escola de Artes e Ciências Humanas (EACH-USP). Doutor e Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unesp. Licenciatura plena em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Sócio-fundador da Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura, Educação] na cidade de São Paulo. Coordenador Geral dos cursos de pós-graduação d?A Casa Tombada. Idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano, pel’A Casa Tombada. Assessor do currículo do componente Arte do Novo Ensino Médio da Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo. Assessor do currículo do Ensino Fundamental e Médio, do componente Arte, da Secretaria Estadual do Rio Grande do Norte. Foi professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional ProfArtes do Instituto de Artes da UNESP. Coordenou a área de Artes do Colégio Augusto Laranja (2014-2021). Palestrante e assessor da Área de práticas literárias e orais nos níveis de ensino da Educação Infantil ao Ensino Médio. Professor do curso de pós-graduação A Arte de Ensinar Arte pelo Instituto Singularidades. Foi coordenador de Programas e Projetos da CSMB da SMC. Foi Diretor de Curadoria e Programação do CCSP. Foi Diretor da Divisão de Ação Cultural e Educativa do CCSP. Foi Curador Educativo do Centro Cultural São Paulo. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Experiências de Formação – Roda-Línguas, Unesp, desde 2006. Organizador do livro A Criança de 6 anos – Reflexões e Práticas (2008 e 2012), pela editora Meca. Co-autor do livro Contos do Quintal (2007), editora Globo. Autor de contos publicados nas revistas Crescer e Direcional Educador. Organizador e autor do livro A Arte de Contar Histórias: Abordagens poética, literária e performática, pela editora Ícone, 2010. Organizador e autor do livro Narra-te cidade: pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje, pelaCasa Tombada Edições, 2017. Organizador e autor do livro Abrigar a impermanência. Um chão e um telhado para o estudo e a pesquisa, pela Diálogos Embalados e A Casa Tombada Edições, 2023.
