A Vez e a Voz das Crianças
- Categorias Formação de Professores
Ementa
Este curso propõe reflexões a respeito das diversas infâncias, de suas linguagens e culturas, reconhecendo as crianças como atores sociais. Vamos pesquisar nossas próprias infâncias e refletir sobre a postura de ‘observadores-escutadores’, realizar experiências-piloto, para conhecer as crianças à nossa volta, suas realidades, suas culturas, suas emoções e produções. Compreender o que expressam através da brincadeira, da arte, do corpo, do movimento, o que vivem e o que sonham. Refletir sobre nosso papel e atitude ética frente às crianças, e descobrir possibilidades e caminhos de escuta.
Tópicos do Curso
• Introdução do tema e proposições;
• A etnografia e a observação de crianças;
• Trocas de experiências e leitura do que as crianças trazem.
Proposta de Percurso
• Educadores em geral dos vários segmentos do ensino (infantil, fundamental, médio);
• Educadores sociais; educadores do ensino não-formal;
• Arte/educadores;
• Interessados em geral.
Carga Horária: 3 encontros
Data: 3ª feiras dias 21 e 28 de maio – Online | Sábado dia 08 de junho – Presencial
Horário: 3ª feiras – 19h às 21h – Online | Sábado – 09h30 às 12h30 – Presencial
Investimento: 4 parcelas de R$ 185,00
Local: ONLINE
Telefone: (11) 95300-5878
PROFESSORA Adriana Friedmann
Pós doutora em artes (IA-UNESP), doutora em antropologia (PUC-SP), mestre em educação (Unicamp) e pedagoga (USP). Desenvolve pesquisas com crianças e promove processos de escuta com diversos profissionais. Atua como formadora e pesquisadora nas áreas de educação, antropologia, pesquisas biográficas e processos de autoconhecimento. Criadora e coordenadora do NEPSID – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento. Co fundadora da Aliança pela Infância e do Coletivo ‘A vez e a voz das crianças’. É consultora junto a ONG’s, fundações, secretarias, escolas etc. Coordenadora de cursos de Pós Graduação, de cursos livres e grupos de estudos. Autora de vários livros na área, dentre os quais ‘Jornadas autobiográficas: narrativas e memórias para a formação do educador’, ‘A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias’
Pós doutora em artes (IA-UNESP), doutora em antropologia (PUC-SP), mestre em educação (Unicamp) e pedagoga (USP). Desenvolve pesquisas com crianças e promove processos de escuta com diversos profissionais. Atua como formadora e pesquisadora nas áreas de educação, antropologia, pesquisas biográficas e processos de autoconhecimento. Criadora e coordenadora do NEPSID – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento. Co fundadora da Aliança pela Infância e do Coletivo ‘A vez e a voz das crianças’. É consultora junto a ONG’s, fundações, secretarias, escolas etc. Coordenadora de cursos de Pós Graduação, de cursos livres e grupos de estudos. Autora de vários livros na área, dentre os quais ‘Jornadas autobiográficas: narrativas e memórias para a formação do educador’, ‘A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias’
ABOUT INSTRUCTOR
Próximo post